Publicado em 28 de março de 2022
Posted in 28 de março de 2022
1600 visualizaçõesViews • 7 min de leituramin reading

Santander Track & Field Run Series: como se preparar para a corrida?

Na primeira etapa do Santander Track & Field Run Series, teremos a estreia da corrida com pets. Além disso, teremos circuitos de 4 km, 8 km e corrida kids. Confira todas as novidades e inscreva-se!

A primeira etapa da corrida Track & Field 2022 na Cidade Center Norte ocorrerá no domingo, dia 03 de abril, a partir das 6 da manhã. Com as modalidades de 4 km, 8 km e kids, esta fase conta com um novo circuito: a corrida com pets.

Cumprindo com todos os protocolos sanitários, o Santander Track & Field Run Series é o maior circuito de corrida de rua da América Latina. Há 16 anos no calendário dos corredores brasileiros, este evento reúne mais de 100 mil atletas todo ano, nas 80 etapas realizadas pelo país.

Ficou interessado? Para você entender mais sobre um dos circuitos mais conhecidos da América Latina e saber como se preparar para essa e outras corridas, continue acompanhando este post. Aqui nós reunimos todas as informações e dicas para você ter uma experiência incrível na Cidade Center Norte. Confira!

O que é o Santander Track & Field Run Series?

O Santander Track & Field Run Series é o maior circuito de corridas de rua da América Latina. Criado pela TF Sports, marca esportiva brasileira, esse movimento conta com um percurso adequado, tanto para quem deseja melhorar sua performance como para aqueles que pretendem iniciar no mundo da corrida.

Após quase dois anos de hiato, devido à pandemia de COVID-19, a corrida Track & Field Run Series será composta por 88 etapas ao longo de um ano, espalhadas por mais de 40 cidades, em pelo menos 20 estados brasileiros. Na Cidade Center Norte, a corrida terá quatro modalidades de circuito:

  • percurso de 4 km;
  • percurso de 8 km;
  • corrida kids, para crianças de 4 a 10 anos;
  • corrida com pet.

Mapa da corrida Track & Field na Cidade Center Norte

Quais os benefícios da corrida para crianças?

Assim como caminhar, dançar ou andar de bicicleta, a corrida é uma ótima forma de incorporar mais movimento na vida dos pequenos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, as crianças precisam acumular pelo menos 60 minutos de atividades físicas por dia, de moderada a vigorosa. Por isso, a corrida infantil pode ser uma excelente alternativa, diante dessa recomendação.

Crianças de todas as idades podem começar a correr, desde que estejam interessadas nessa atividade e não tenham lesões graves que as impeçam de praticar esse tipo de exercício. No Santander Track & Field Run Series, por exemplo, aceita inscrições de crianças de 4 a 10 anos. O importante é que esse momento seja relaxante e divertido para todo mundo.

Vale destacar que a corrida pode ser um bom alicerce para outros esportes, como futebol, basquete e tênis. Inclusive, é uma forma de diminuir o tempo de tela nos pequenos e melhorar ainda mais a força óssea e a saúde cardíaca, ajudando a evitar problemas, como a osteoporose no futuro. Outros benefícios da corrida na infância são:

  • melhora no sono;
  • aumento da autoestima;
  • melhora a capacidade de concentração;
  • diminuição do risco de desenvolver diabetes tipo 2;
  • redução nos níveis de pressão arterial e colesterol.

Como preparar seu pet para a Corrida Track & Field?

Na primeira etapa do Santander Track & Field Run Series, teremos a novidade da corrida pet. Desse modo, é importante que o seu melhor amigo esteja bem preparado para essa atividade. Afinal, a aptidão do seu animal de estimação é importante nesse momento. Aqui vão algumas dicas!

Considere a raça e a idade do animal

Antes de iniciar o treinamento, certifique-se de que seu cachorro seja adequado para corridas de longa distância. Por exemplo, cães braquicefálicos (aqueles com focinho curto), como bulldogs ou pugs, devem correr apenas por distâncias curtas.

Além disso, correr geralmente não é muito seguro para os filhotes. Isso porque, seus ossos ainda estão crescendo. Para a maioria das raças, espere até que o cão tenha cerca de um ano e meio.

Ainda que a raça seja adequada para corrida, cada animal tem sua própria personalidade, e alguns vão correr mais do que outros. Considere o temperamento do seu pet e leve-o ao veterinário para um check-up físico para garantir que esta seja uma atividade segura para eles participarem.

Caminhe antes de correr

Seu companheiro de quatro patas deve dominar a caminhada antes de começar a treiná-lo para correr ao seu lado. Um cachorro que puxa a coleira ao caminhar é frustrante durante o passeio. Mas esses puxões são extremamente perigosos em velocidades mais rápidas.

Lembre-se que o ambiente de uma corrida é cheio de estímulos interessantes. Então, manter seu cão ao seu lado será essencial, pois se eles correrem na sua frente ou se moverem de um lado para o outro durante o circuito, podem tropeçar em você ou emaranhar suas pernas na coleira.

Portanto, comece a treinar em um ritmo de caminhada e sempre recompense o bichinho na posição em que deseja que ele permaneça. Se quiser que ele fique à sua esquerda, ofereça petiscos na perna esquerda. Isso ajuda a mantê-lo em apenas um dos lados durante todo o percurso da corrida.

Dicas de velocidade

Agora que seu cachorro já sabe que precisa ficar ao seu lado, é hora de acelerar as coisas. Quando saírem para passear, é interessante ter uma palavra, como “vamos lá”, para informar seu cão que é hora de seguir em frente e caminhar. Um estímulo diferente, como “corre”, pode ser usado para dizer ao pet que chegou o momento de acelerar o ritmo. Quanto mais informações você der ao seu companheiro sobre o que espera, melhor ele responderá.

Para ensiná-lo a ter um bom desempenho na pista de corrida, intercale pequenas corridas com seu ritmo normal de caminhada. O importante é dar a deixa imediatamente antes de aumentar a velocidade e, em seguida, recompense seu cão quando ele aumentar o ritmo para alcançá-lo. Da mesma forma, você pode ensiná-lo a desacelerar com uma palavra específica também.

Ajude-ao a criar resistência

Agora que eles sabem que precisam ficar ao seu lado e acompanhar o seu ritmo, chegou o momento de deixar seu cãozinho em forma. Assim como nós humanos, o seu pet também precisa construir força e resistência de maneira lenta.

Comece adicionando pequenos trechos de corrida nas suas caminhadas. Então, em cada caminhada subsequente, aumente gradualmente o tempo de corrida e diminua o tempo de caminhada. Após várias semanas, seu cão terá se adaptado bem para correr longas distâncias.

Dicas para uma corrida segura e agradável para o seu pet

Com seu animal de estimação finalmente condicionado para ser o seu companheiro de corrida para o Santander Track & Field Run Series, é preciso garantir que ele esteja seguro e que goste de correr com você. Para isso, siga as dicas a seguir:

  • Aqueça seu cão antes de correr e refresque-o ao terminar o circuito por alguns minutos;
  • Esteja ciente do clima. Afinal, os cães não conseguem lidar com o calor e a umidade tão bem quanto os humanos;
  • Leve água nas suas caminhadas e ofereça ao seu cão regularmente;
  • Dê ao pet algumas pausas, para que ele possa recarregar suas energias e fazer suas necessidades (colete-as com uma sacola higiênica, claro);
  • Observe seu cão em busca de sinais de que ele já fez o suficiente, como estar excessivamente ofegante ou constantemente atrás de você. Saiba que os cães podem continuar correndo para agradar seus donos, ainda que queiram parar.

Como se inscrever para o Santander Track & Field Run Series?

Para se inscrever no Santander Track & Field Run Series, basta acessar o aplicativo do TF Sports e escolher pela “Center Norte I” na sessão de Corrida do app. As inscrições vão até o dia 03 de abril e todos os inscritos ganham um kit exclusivo da TF Sport.

Vale destacar que o evento está seguindo todos os protocolos de segurança. São elas:

  • Uso de máscara obrigatório em todos os ambientes comuns durante o evento, como arena, largada e chegada;
  • A retirada dos kits deverá acontecer na semana da prova, de quinta a sábado, exclusivamente na loja Track & Field Center Norte, no horário de funcionamento da loja;
  • Na retirada do Kit Run, será necessária a apresentação do Documento de Identidade original com foto e comprovante de vacinação completa contra a COVID-19 para vacinas de duas doses ou vacinas de dose única impressa ou digital no formulário oficial do SUS ou governo de sua localidade.

Se você gostou deste post sobre o Santander Track & Field Run Series, saiba que ainda dá tempo de se inscrever para os circuitos de 4 km e 8 km. Você também pode inscrever seus filhos de 4 a 10 anos para participar da corrida kids e seu cãozinho para participar da corrida pets. Acesse agora mesmo o app da TF Sports e participe!


  • Compartilhe:

Últimas novidades

Dicas de brinquedos para crianças de cada ...
10 de maio de 2022
maio 10, 2022
CINEMATERNA MAIO 2022
28 de abril de 2022
abril 28, 2022
Opções de Presentes para o Dia das ...
28 de abril de 2022
abril 28, 2022

Conheça a Cidade Center Norte

Receba nossas novidades no seu e-mail.

Ao se cadastrar você concorda com a nossa Política de Privacidade