Publicado em 12 de novembro de 2020
Posted in 12 de novembro de 2020
1794 visualizaçõesViews • 3 min de leituramin reading

Novembro Azul – apoie esta causa

Mês é dedicado à conscientização do câncer de próstata que atinge mais de 3 milhões de homens.

O ano está acabando, mas ainda existem muitas datas para lembrar e, mais do que isso, para apoiar. Novembro é a vez da campanha do Novembro Azul, movimento com ações para conscientização e arrecadação de fundos para o tratamento de câncer de próstata.

Diariamente, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente, 3 milhões vivem com a doença. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019.

É o tipo de câncer mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele, ocorrendo geralmente em homens mais velhos – cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos. Por isso, a importância de promover ações que conscientizem homens a realizar o exame preventivo.

Mas você sabe qual é a origem da data? Tudo começou em 2003, na Austrália, quando os amigos Travis Garone e Luke Slattery tomavam uma cerveja em um bar na cidade de Melbourne e discutiam sobre a volta do bigode, pois ninguém mais usava. Inspirados pela mãe de um amigo que levantava fundos para o combate ao câncer de mama, os amigos resolveram fazer o mesmo para o câncer de próstata. A regra: deixar crescer um bigode e cobrar 10 dólares de cada um que também deixasse. Naquele ano, 30 amigos se reuniram nessa causa, assim nascia o Movember.

Uma imagem contendo foto, computador, geladeira, homem

Descrição gerada automaticamente
Travis e Luke, criadores do Movember.

Os amigos perceberam que deixar o bigode fazia com que as pessoas puxassem assunto e assim eles iam contando sobre a causa e atraindo mais adeptos à causa. No ano seguinte, eles fundaram a fundação Movember e todo o dinheiro arrecadado por quem mantinha o bigode era destinado ao combate do câncer de próstata. Uma plataforma online foi criada para que as pessoas postassem fotos da evolução de seus bigodes ao longo do mês de novembro e arrecadar fundos com doações de amigos.

Desde então, o Movember já arrecadou 6 milhões de dólares para programas de saúde masculina, saúde mental, prevenção de suicídio, câncer de próstata e de testículo.

Já no Brasil, em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida foi o pioneiro a tratar de questões relacionadas ao câncer de próstata no Brasil, por meio da campanha “Um Toque, Um Drible”. O objetivo era promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico e trazer mais informação sobre a doença.

Em 2012, inspirados pelo Movember, o instituto passou a promover durante todo o mês de novembro ações focadas na saúde do homem, nascendo assim o Novembro Azul. Por todo o Brasil são promovidos eventos, palestras e ações lembrando a importância sobre a prevenção e os cuidados sobre o câncer de próstata.

O Shopping Center Norte apoia essa causa e reforça a importância da prevenção, do exame preventivo e do acompanhamento anual da saúde do homem. Com informação e conscientização, é possível diminuir o número de casos em todo o país. Espalhe também o conhecimento sobre o assunto e apoie essa causa.


  • Compartilhe:

Últimas novidades

40 ANOS COM VOCÊ
5 de abril de 2024
abril 5, 2024
Páscoa
13 de março de 2024
março 13, 2024
Expansão
12 de janeiro de 2024
janeiro 12, 2024
Patos!
8 de janeiro de 2024
janeiro 8, 2024

Conheça a Cidade Center Norte

Receba nossas novidades no seu e-mail.

Ao se cadastrar você concorda com a nossa Política de Privacidade