Travessa Casalbuono, 120
Vila Guilherme - CEP: 02089-900
São Paulo / SP - tel.: (11) 2224-5959
by madnezz

 

Ponto Limpo

Com foco na conscientização dos consumidores, o Shopping Center Norte, em parceria com a empresa TriCiclos, inicia o projeto sustentável “Ponto Limpo” para gestão de resíduos sólidos e educação ambiental.
A ação, que já está em funcionamento, permite que os frequentadores do Shopping e a comunidade do entorno levem até 15 tipos de materiais para reciclagem e recebam orientação de um monitor ambiental, presente diariamente junto ao ponto de entrega no estacionamento. O profissional auxilia com informações sobre quais materiais o Ponto Limpo Center Norte recebe e como deve ser feita sua preparação para o processo de reciclagem, que acontecerá algumas etapas depois.

Ao implantar um sistema de recebimento de materiais pós-consumo, o Shopping Center Norte se torna um dos primeiros centros comerciais brasileiros a oferecer um serviço com foco na educação do consumidor final, e não só de lojistas. A estrutura é preparada para realizar as etapas iniciais do processo, ou seja; a triagem - que é feita pelo cidadão, com auxílio do monitor ambiental - e operação do Ponto Limpo feitas pela Cooperativa prestadora de serviço YouGreen, que tem sede na Zona Norte de São Paulo. Na sequência, os materiais são encaminhados enfardados por tipo para uma central de triagem do projeto onde seguem para a reciclagem efetiva.

A TriCiclos garante a rastreabilidade e a gestão do sistema em todo o processo.

INFORMAÇÕES

Ponto Limpo Local:
Estacionamento B Shopping Center Norte
Travessa Casalbuono, 120 Vila Guilherme
Tel.: (11) 2224-5959
Todos os dias das 10h às 20h

Materiais para reciclagem:
papel branco;
outros papéis;
papelão;
revistas e jornais;
embalagem longa vida;
PET transparente e colorido;
plásticos: polietileno flexível e rígido;
polipropileno; alumínio;
outros metais;
vidro transparente e colorido.

Gestão Ambiental

Sempre comprometido com a segurança de seus clientes, lojistas, colaboradores e parceiros, o Shopping Center Norte tem desenvolvido uma série de medidas de gestão ambiental em suas instalações para garantir a extração do gás metano detectado abaixo do piso do Empreendimento. As ações vêm sendo implementadas sem qualquer prejuízo ou situação de risco para o Shopping e seus frequentadores. As medidas começaram com a entrada em operação de 11 drenos, integrados a 10 máquinas a vácuo, em áreas estratégicas do Empreendimento, para extrair o gás metano abaixo do piso de concreto, o que ocorreu no início de outubro.

A iniciativa fez parte, inclusive, do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público e a Cetesb. Já no dia 6 de outubro, o Shopping Center Norte recebeu a visita de autoridades do município, de técnicos da Cetesb e da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente para a realização de uma vistoria em todas as obras que se encontravam em andamento, confirmando o cumprimento de todas as determinações de segurança.

O Shopping Center Norte também realiza monitoramento diário do metano encontrado abaixo de seu piso e também em todas as suas instalações (lojas, banheiros e espaços comuns), para garantir a segurança do local. Além disso, estão sendo conduzidos estudos ambientais complementares da área, de acordo com o cronograma apresentado à Cetesb.

Vale ainda salientar que o Center Norte possui um Plano de Monitoramento, um Plano de Gerenciamento de Risco e um Plano de Ação de Emergência, com medidas detalhadas a serem adotadas em caso de detecção da presença de gás metano em ambientes internos, situação que, com a operação dos drenos, não é esperada. É imprescindível sempre destacar que, em 28 anos de operação, jamais houve qualquer registro de incidente associado ao metano no Empreendimento ou no seu entorno.